Sibilantes Convidados



"O Tarô não é uma previsão, é realmente um oráculo!"


Bom, vamos lá...
Minha experiência com oráculos sempre foi incrível, todas as associações que se manifestaram na minha vida, estavam interligadas em alguma mensagem nos oráculos. Sempre fui muito interessada em Tarô, li vários artigos e tenho alguns livros, mas sinceramente era muito difícil assimilar cada carta e entender o que elas queriam me dizer, achava que tudo era objetivo e não conseguia entender as previsões...  Agradeço o enorme passo do destino em conhecer a Lua e meus queridos Sibilantes!
 
O Tarô não é uma previsão, é realmente um oráculo! Uma mensagem dos deuses em determinada época de sua vida para você prestar a atenção em coisas que acontecem ao seu redor e atitudes que você deve pensar antes de tomar...
E como a Roda da Vida é feita cheia de altos e baixos, às vezes uma determinada situação requer uma resposta urgente e não necessariamente é a resposta que estamos procurando, pois o oráculo te diz o que precisas que te sejas dito, mesmo não sendo exatamente o que perguntastes. Meio confuso?  Não, se você entender que o Tarô é um instrumento de conexão com o Superior e como tal, nos liga à essa energia tão suprema e perfeita do Cosmos!
 
Não consegui ainda identificar nenhuma leitura como desnecessária, todas elas foram um olhar realmente divino sobre algumas coisas que seriam necessárias acontecer...
 
A inspiração que te coloca nas mãos é a chave para as respostas que tanto buscas, quanto maior a conexão maior a compreensão!
 
Como então aproveitar esse instrumento?
Deixe sentir a mensagem que os Deuses querem te mandar, atente-se aos conselhos para te transformar em um ser melhor, reveja seu comportamento diante dos outros e o mais importante: Cresça como o Louco e ganhe o Mundo. O Sol vai brilhar cada vez mais na sua vida...
 
Beijos!
SAM
)O(






MINHAS EXPERIÊNCIAS COM O TAROT EGÍPCIO 



Diante desse tão belo espaço com amigos tarólogos, me resta pouco a falar da cartomancia e do taro propriamente. Então, vou aproveitar a oportunidade e falar em específico das minhas experiências com o Taro Egípcio, pelas 3 razões principais a seguir:

1.Foi o único com o qual consegui trabalhar aliando as ferramentas cognitivas e intuitivas;
2.Porque trata da mitologia Egípcia, uma cultura tão controversa para os nossos dias e pela qual tenho paixão - e, diga-se em segredo, um pezinho lá;
3.Porque ele "manda" muito bem e já me redirecionou de apuros muitas vezes.

Os arcanos maiores desse baralho tratam especificamente da ressurreição de Osíris. Para quem não teve a oportunidade de conhecer a Mitologia Egípcia, para um rápido entendimento esclareço que o ciclo de lendas que falam sobre a ressurreição de Osíris é um foco de revelações muito importante de toda mitologia da região em torno do Rio Nilo, que não era homogênea, havendo em cada tribo uma família de divindades ou uma mitologia própria, e estas faziam referência ao desenvolvimento histórico cultural e a saga de cada tribo em particular. Contudo, com o passar do tempo, por razões de desenvolvimento, intercâmbio, dissidências e perdas culturais, O Mito de Osiris e seu Filho Hórus acabou por eleito o representante mítico do sol no oriente médio na região do Egito para nós ocidentais  assim como permanecendo como o eleito em substituição ao Mito ainda mais antigo de Mitra, presente aos sussurros, pelas regiões do oriente médio.

Nesse baralho O Eremita nos mostra a jornada de Osiris  para o Leste, onde vai disseminar o conhecimento aos novos povos ainda não civilizados. O arcano A Morte representa a armadilha do caixão aonde cai Osiris. O Diabo é Set seu irmão obscuro, que toma o trono do Egito.

Sobre mais um arcano, um dos mais temidos arcanos do taro, eu ouvi dizer  um caso real:

Há cerca de 3 anos uma mulher viveu uma intensa e tensa situação no trabalho. Após 15 anos de elogios profissionais e gratificações em numerário e amizade, em uma empresa com o histórico de família, de dirigentes que eram verdadeiros pais, de funcionários que enamoraram e casaram, essa empresa recebeu um novo líder, desses aos moldes agressivo e político, e para quem ela logo percebeu, de imediato mesmo, que não conseguiria atender adequadamente.

Após muito relutar ela usou o método que poucos tarólogos indicam. Fez a pergunta sobre o futuro do seu trabalho, o seu futuro, e tirou uma carta. Somente uma carta. A contundente Torre se apresentou e lhe falou da sua missão.

A Torre ali representava nada mais nada menos que a imagem do próprio Osíris. Nesse caso real, a Torre representava a egrégora da organização e nela a mulher  e mais tantos outros empregados. A Torre da empresa que seria derrubada impiedosamente por Set. 

Aós uma noite inteira de meditação, uma mulher com mais de quarenta anos, recém separada no casamento e morando com 3 filhos menores de idade bateu a porta do gabinete do recém empossado dirigente e lhe revelou seus sonhos secretos: de trabalhar em uma empresa moderna, aonde seus  outros conhecimentos poderiam ser aplicados e que via nela mesma uma peça chave nessa transição. Falou sobre tudo isso com tanta segurança e certeza, que pediu as férias há tanto tempo acumuladas. E saiu em férias.

Ao retornar das férias, a mulher que nunca havia sonhado o sonho que contou naquele dia, há trinta dias atrás dentro do gabinete do patrão, ganhou um novo cargo no recém criado departamento  e nele trabalhou com fome de conhecer e vontade de fazer, mantendo assim a sua segurança e a dos seus três filhos.

A noite, ao descer do metrô retornando para casa, a mulher parou na calçada, olhou para o céu e viu o que já sabia que encontraria: que Isis, A Estrela, estava lá.

Então minha gente, é isso o que o oráculo tem para nos dar: a verdade. A verdade interior que é a nossa bravura para ultrapassar os limites e barreiras e reconstruirmos as nossas vidas o tempo todo.

Felicidade a todos,

Márcia Nogueira


Márcia Nogueira tem 
45 anos, é carioca e aquariana. 
Astróloga Associada ao CNA, publica artigos no site argentino 
GEA - Gente de Astrologia e é Facilitadora da Oficina do Sol.
Terapeuta Reikiana pelo Centro Athena Síntese e Luz.
Terapeuta Floral pelo Programa Internacional de Educação de Bach no Brasil.
De espiritualidade herdeira de crenças campesinas, é Organizadora Local 
da Federação Pagã Internacional no Rio de Janeiro e afiliada ao 
Conselho de Bruxaria Tradicional no Brasil.
Mãe, filha, irmã e eterna aprendiz.



TAROT: minhas primeiras impressões

Por Poliana Marton


Considera-se Tarot um maço composto de 78 cartas, dos quais 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores, cuja palavra Arcano estaria relacionada com mistérios a serem descobertos, empregadas historicamente desde o séc. XVIII para fins divinatórios e popularizadas durante a Revolução Francesa e posteriormente por diversas ordens ocultistas. Sua origem, contudo, é incerta, apesar de registros de seu uso com caráter lúdico datarem desde o séc. XIV.

E foi assim, impulsionada pela curiosidade, já que desde pequena observava de longe enquanto uma vizinha tirava as cartas para minha avó e por um coração partido que comprei o meu primeiro maço (não tanto conhecido, das autoras Katharina Jarosz e Laura Bayless), esperando que como nos filmes hollywoodianos, me trouxesse a pessoa amada em 3 dias ou que ao menos fizesse uma verruga nojenta nascer no nariz dos meus desafetos.

Não foi bem isso que aconteceu, já durante as primeiras "tiradas", as interpretações contidas no livrinho não eram suficientes e era possível ter alguma compreensão dos arcanos somente depois que os fatos ocorriam, frustrante não? Cheguei então em um ponto crucial: ou as deixava de lado e me rendia, ou influenciada pelo Cavaleiro de Espadas e pelo Arcano O, O Louco, iniciava uma jornada em busca do conhecimento que me ajudasse a compreender os mistérios relacionados a esse oráculo.

Não preciso dizer qual foi a minha escolha, não é? Afinal continuo aqui, após noites a fio e muito quebrar de cabeça, percebi então, com a ajuda de outros "buscadores" como eu, que o Tarot é um aprendizado contínuo para toda a vida, sempre existe uma nova faceta a ser vislumbrada, uma nova experiência a ser vivenciada, e um novo maço a ser adquirido, já que dois ou três me parece não serem suficientes e eu sou simplesmente apaixonada pelos mitológicos.

Portanto para os novos curiosos e espero que em breve, possíveis buscadores, mergulhem no lago das aparências e procurem seu fundo, que provavelmente não é tão raso assim, pois como dizia Nietzsche: "É certo que sou uma selva e uma noite de escuras árvores; mas aquele que não temer a minha obscuridade encontrará sob os meus ciprestes sendas de rosas".
Poliana Marton

Fontes de Auxilio:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarot
http://www.clubedotaro.com.br/site/index.asp
http://www.albideuter.de/html/body_bayless-jarosz-area.html
http://manimaneon.wordpress.com/author/kosmoran/page/2/
http://www.neinaiff.com/tarot/taro/arcano.htm
http://www.stum.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=00949









A Importância da Simbologia no Tarô
Por Aline Pandora N.


Olá pessoal! Meu nome é Aline Pandora, e fiz parte do primeiro Sibilando!

Eu e a Lua somos grandes amigas e temos um laço espiritual muito forte. Temos também muitos projetos juntas, e ela me convidou para fazer mais esse projeto com ela, assim como convidou também os outros do Sibilando para participar deste projeto – que por sinal, é muito bom!

Decidi falar sobre um assunto que é bem conhecido entre os estudantes de Tarô, porém é pouco debatido: O Simbolismo no Tarô.

A maioria de nós, tarólogas e tarólogos, somos viciados em decks diferentes e exóticos. E, com isso, o tarô, além de útil acaba virando uma paixão. Ficamos ainda mais apaixonados quando percebemos a riqueza de significados que há nessas verdadeiras obras de arte de 78 cartas!

Todos nós sabemos que, apesar do tarô ser um sistema oracular único, podemos mesclá-lo com outras artes divinatórias, tanto em seu significado quanto numa jogada. Temos como exemplo eficaz a Numerologia e a Cabala. Mas nenhum desses métodos foi tão eficaz como o Simbolismo.

Algumas pessoas podem discordar, mas o Simbolismo é de tanta importância que repercutiu no maior entendimento do tarô e na sua comercialização. O primeiro estudioso a ter a brilhante idéia de mesclar o tarô e simbolismo foi o nosso querido Rider Waite, que se renovou quando transformou as figuras abstratas dos tradicionais Arcanos Menores em situações. Além de ficar uma bela obra de arte, e entendimento melhorou bastante.

Para quem aprende e lê o tarô mecanicamente, com certeza, esses “pequenos” detalhes de simbolismo não devem fazer muita diferença. Mas para aqueles que têm o tarô como mais um instrumento de auto conhecimento e ligação com o Divino, até os pequenos detalhes de simbologia fazem a diferença! O simbolismo nas cartas nos fazem pensar, entrar em estado reflexivo... e se nos deixarmos viajar, podemos obter ótimos resultados, e até mesmo respostas que não encontramos em livros! Mas para isso, é preciso mergulhar no simbolismo da carta. Quando falamos de simbolismo no tarô, cada lâmina se transforma em um imenso oceano esperando para ser explorado!

Peguemos o exemplo do Arcano IX, A Força. Sabemos que seu significado é a força interior, o domínio de si mesmo, saber como domar – não dominar! – suas feras interiores, auto-sedução; lâmina super profunda e maravilhosa... porém, nos decks tradicionais temos essa figura:


 Este é um desenho tradicional, sim... porém, em minha opinião, técnico. Nele, não conseguimos ver o real significado da carta e nem viajar nela. A Força nessa carta expressa seria a Força física (baseando-me pelo desenho). Se eu fosse uma pessoa leiga, entenderia dessa maneira...

Vamos agora analisar essa mesma lâmina, mas no baralho da autora Ellen Cannon Ride, O Tarô das Bruxas:


Aqui, já podemos perceber diferente. A autora se entregou para desenvolver esse desenho, e percebemos claramente que é colocada muita Simbologia. Podemos ver a fita, simbolizando a coleira da fera. Esse ponto da carta expressa a delicadeza que devemos ter para domar nossas feras, que não deixam de ser partes de nós mesmos. Temos que seduzi-las.

A mulher nua e a fera lambendo seu rosto mostram a mesma coisa, em minha opinião. Mostra também o carinho com que tudo isso deve ser realizado, a real força e cuidado que se deve ter para domar suas feras e vícios interiores. A auto-estima. Podemos ver claramente também, uma cobra, tendo um duplo sentido nesse caso, podendo simbolizar tanto o lado negativo dessa lâmina quanto a transformação.

Viu como é diferente?! Foi muito mais fácil decifrar a lâmina baseando-me em seus símbolos.

Vamos pegar um exemplo de Arcano Menor, que é bem mais evidente esses simbolismos. Pegarei uma lâmina mais complexa para expor mais evidentemente. Vamos analisar o 6 de Copas, que simboliza os nossos ancestrais, nossas lembranças boas de infância, mas sempre com a consciência que foi bom enquanto durou; acesso ao nosso eu jovem, questões e traumas ligados ao passado e a nossa infância.

Em baralhos tradicionais, temos essa figura:

Em contrapartida, peguei o baralho do Waite, que citei no início como o “revolucionário” desse sistema de Simbolismo.


Aqui podemos perceber que essa carta também pode simbolizar presentes recebidos, coisas raras e caras que são nossas. O fato de ser simbolizada por crianças também conta muito, pois dá a noção de infância, passado bom. Até mesmo inocência... 

Como podemos ver, o Simbolismo nas cartas ajuda muito na nossa reflexão e entendimento.

Quando usamos o Tarô como fonte de meditação, as lâminas com figuras retratando a situação, ajuda também!

Portanto, quando você for escolher um deck para você, não pense somente na beleza que elas possuem, e sim no significado a mais que o simbolismo impresso ali pode acrescentar a você!

Espero que tenham gostado da postagem e que realmente tenha acrescentado algo de bom a vocês!

Luz Divina a todos...

Aline Pandora N.